Clicky

Dia Mundial do Autismo: Transformando a Narrativa e Valorizando as Contribuições das Pessoas Autistas

O Dia Mundial do Autismo é uma data internacionalmente reconhecida, celebrada anualmente em 2 de abril, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o autismo e valorizar as contribuições das pessoas autistas em todo o mundo. A Assembleia Geral das Nações Unidas designou esse dia especial por meio da resolução A/RES/62/139, aprovada em 1º de novembro de 2007 e adotada em 18 de dezembro de 2007. A proposta foi apresentada por Moza bint Nasser Al-Missned, Representante das Nações Unidas do Catar, e recebeu apoio de todos os Estados membros. A resolução foi aprovada sem a necessidade de votação, complementando as iniciativas anteriores da ONU para promover os direitos humanos.

O tema para o Dia Mundial do Autismo de 2023 é “Transformando a Narrativa: Contribuições em Casa, no Trabalho, nas Artes e na Formulação de Políticas”. A narrativa em torno do autismo está gradativamente se afastando de conceitos equivocados de cura e conversão das pessoas autistas, dando lugar a uma abordagem inclusiva que se concentra na aceitação, apoio e participação das pessoas autistas, além de abraçar o conceito de neurodiversidade – a ideia de que as pessoas experienciam e interagem com o mundo de maneiras diferentes e que não existe uma única forma “correta” de ser.

A perspectiva da neurodiversidade nos permite reconhecer e apreciar as contribuições positivas que as pessoas autistas oferecem a suas famílias, comunidades e, além disso, globalmente, incluindo a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nosso plano comum para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos.

A data também destaca a vulnerabilidade das pessoas autistas a grandes perturbações em suas rotinas e vidas diárias, como pandemias, guerras e desastres naturais, além dos desafios de enfrentar a discriminação e o reconhecimento insuficiente de seus talentos e desafios por parte da sociedade.

É importante observar que o Dia Mundial do Autismo é uma das sete datas oficiais das Nações Unidas dedicadas à saúde e que o termo “Dia da Conscientização do Autismo” é contestado por defensores dos direitos das pessoas autistas, que alegam que esse termo reforça o capacitismo contra pessoas autistas. Grupos como a Rede de Autodefesa Autista advogam pelo uso do termo “Dia da Aceitação do Autismo” como uma alternativa, pois acreditam que isso promove a superação do preconceito anti-autismo, em vez de apenas aumentar a conscientização sobre o autismo.

O Dia Mundial do Autismo é uma ocasião para educar o público sobre questões relacionadas ao autismo, mobilizar a vontade política e os recursos para enfrentar os problemas globais e celebrar e reforçar as conquistas da humanidade[3]. Além disso, ao longo dos anos, cada Dia Mundial do Autismo tem sido focado em um tema específico determinado pelas Nações Unidas, abordando tópicos como inclusão na educação, emprego e política.

Essa data especial destaca a importância de valorizar e respeitar a diversidade de experiências e habilidades das pessoas autistas, promovendo uma sociedade mais inclusiva e capacitada para todos. Com a conscientização e aceitação crescentes, esperamos criar um mundo verdadeiramente neuro-inclusivo para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Categorias

0
YOUR CART
  • No products in the cart.